Enquanto isso no Japão: Empresa cria cão guia robo controlado pelo Kinect


Desde seu lançamento, o Kinect, da Microsoft, tem encontrado diversas formas para divertir os usuários não só no universo dos videogames, mas também em pagamentos bancários, apresentações de slide e outras funcionalidades. E mais uma vem por aí!

A empresa japonesa NSK construiu um robô que tem o objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual. Os futuros cães-guia robóticos para cegos são controlados pelo Kinect, e vão avaliar e compreender a segurança do ambiente percorrido pelo seus donos – os humanos.

O último protótipo criado já está em atividade na Universidade de Eletro-Comunicações (Japão), mas o projeto existe há seis anos. Esta é a terceira e mais avançada versão de testes do robô.

O cão-guia robótico é ativado quando o condutor pressiona uma alça acoplada à maquina. Assim, ele sabe que o usuário está pronto para começar a caminhada. Em seguida, por meio de uma voz feminina computadorizada, o quadrúpede avisa ao indivíduo os detalhes do local a ser percorrido, como também reagir a comandos a fim de evitar impactos. Além disso, o robô pode caminhar por superfícies planas, subir e descer escadas e ultrapassar eventuais obstáculos.

As patas do cão-guia se movimentam de forma semelhante a um cão de verdade, foram equipadas com sensores que evitam caminhos com buracos e possibilidades de fortes quedas.

De acordo com a NSK, serão incluídos novos recursos aos futuros robôs, entre eles, comandos de voz e um navegador GPS. O projeto, porém, ainda está em fase inicial de testes, e o lançamento comercial do cão-guia eletrônico deve ocorrer após 2020.
Vejam o vídeo:

Anúncios

Tags:, , ,

Trackbacks / Pingbacks

  1. Instant Traffic Robot - novembro 23, 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: